Quais características de valores são encontrados em uma das épocas mais linda, reflexiva,, deliciosa e recheada? Afeto, União, Alegria, Amor, Emoções, ou que você mais acrescentaria à esses valores?
Estamos aqui hoje, não somente para celebrarmos a Páscoa, mas, também compartilhar reCOMERços!
Sim,, Psicologia e Nutrologia, áreas que se complementam à Saúde, ao Cuidado, sobretudo à Longevidade.
E o nosso reCOMERço é falando sobre o Chocolate. Quantos pensamentos e situações nos remetem à ele?
Pois então, muitas situações ele é o vilão, o parceiro, o "best friend forever," enfim, ele aparece para nos impulsionar ou agir em nossos comportamentos das mais variadas formas, seja ela, prazerosa, dolorosa e até mesmo evitativa e/ou seletiva. Mas, o que não podemos deixar de reconhecer, que ele estimula a dopamina no cérebro, e que por sua vez, aumenta a produção de Oxitocina. Os receptores de oxitocina são abundantes no sistema mesolímbico, que conecta a via de recompensa ao sistema límbico do cérebro e desempenha um papel fundamental no registro e na expressão das emoções. O Microbioma Intestinal desempenha um papel no desenvolvimento e na função dessa via, de modo que as bactérias instestinais possam influenciar o funcionamento dos neurônios que dependem da Oxitocina. Embora não se possa obter Oxitocina diretamente a partir dos alimentos, existem comidas que podem ajudar aumentar os níveis de Oxitocina, que é importante para nós, não é mesmo?
E aqui deixamos uma dica, dar preferência ao Chocolate com maior conteúdo de cacau, com amendoim ou castanhas e comer em pequenas quantidades, como sobremesa e após uma refeição completa. Essas escolhas fazem com que você obtenha os benefícios do cacau e diminua o índice glicêmico do seu Chocolate.
Por fim, esse é nosso início por aqui, com reCOMERços, Saúde e Longevidade.
Nos acompanhe, traremos novidades!!
Uma bela e abençoada Páscoa!!
Psicóloga Roseane Rodrigues Médica Nutróloga Priscilla de Castro
@psicologaroseanerodrigues @drapriscilladecastro
Comments